Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
SET
05

Reescrita Coletiva do Final do Conto.

Segunda, 05/09/2016

    “Escrever se aprende escrevendo”

 

         As crianças que estão nos 1ºs anos da rede Municipal de Ensino estão se alfabetizando agora e aprendendo a produzir textos com a reescrita coletiva de contos de fadas. Este gênero foi escolhido devido sua alta aceitação entre os pequenos, pois são textos que trazem em seu enredo magia e encantamento, ingredientes importantes para aguçar a imaginação das crianças.

         Acredito na máxima: “escrever se aprende escrevendo! ” Os alunos recém-alfabéticos precisam ser postos para escrever para que se apropriem das características da linguagem escrita em situações reais de uso, ou seja, na prática da produção de textos.

         Em seu livro “Aprendendo a escrever” (1992), Ana Teberosky sugere essa atividade como forma de desenvolver a capacidade que os alunos possuem como escrevedores, aprendendo, com o professor sendo seu  escriba, todos os procedimentos de um escritor competente.