Avaliação Nacional de Alfabetização

Sexta, 18/11/2016

Alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental Realizam Avaliação Nacional de Alfabetização – EMEF Ana Maria de Marinho Nunes

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações em larga escala realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Seu objetivo é realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de fatores associados ao desempenho do estudante. As informações produzidas visam subsidiar a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas de educação nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino a fim de melhorar a aprendizagem de crianças e de jovens brasileiros. Em 2013, por meio da Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização- ANA passou a compor o Saeb. O Inep já realizou duas edições da ANA. A edição piloto ocorreu em 2013, com objetivo de testar os instrumentos e construir a linha de base para análises posteriores, e a segunda edição foi realizada em 2014.

A terceira edição está acontecendo em todo o Brasil, inclusive nas escolas municipais de Andradina, do dia 16 a dia 24 de novembro.

A ANA avalia a alfabetização  de todos os alunos dos  3ºs anos em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e em Matemática.