Escolas Municipais iniciam Projetos de Leitura

Segunda, 05/06/2017

Escolas Municipais iniciam Projetos de Leitura

As escolas municipais, desde o Planejamento Escolar de 2017, elencaram como uma Meta melhorar a competência leitora dos alunos e, dentro das ações estabelecidas, os Projetos de Fluência Leitora foram planejados para atender esse objetivo.

O trabalho com Projetos Didáticos é uma forma interessante de conciliar os propósitos didáticos e aos propósitos comunicativos. Para o desenvolvimento dos Projetos, se fizeram necessárias duas condições: os textos precisariam ser longos para os alunos não memorizá-los, pois saber o conteúdo de cor inviabilizaria o trabalho com a proficiência leitora. Quando se sabe um texto de memória, a leitura deixa de ser uma exigência para se recuperar o conteúdo. A segunda condição, é que o esforço de ler fluentemente deveria estar associado à necessidade de realizar leitura pública.

Outra função destacada é a prática social da leitura, que concretiza a interação entre professor, aluno e família com abordagem lúdica, prazerosa e colaborativa, engajando sistematicamente o propósito de melhorar a fluência leitora.

Ler e ouvir textos, como uma prática social de leitura, deve se tornar mais frequente nas nossas escolas, pois além dos projetos de fluência leitora, outras situações estão acontecendo: leitura por capítulo, leituras em casa com o Projeto Maleta ou Sacola Viajante, ou ainda Livro Viajante, Projeto Professor Leitor, rodas de leitura, entre outras.